LRAP – Laboratório de Recuperação Avançada de Petróleo

Apresentação

Coordenador: Paulo Couto

Programa de Engenharia Civil

Histórico

O LRAP tem por objetivo estudar técnicas que propiciem o incremento da produção de petróleo, especialmente dos campos do pré-sal brasileiro. As pesquisas do LRAP focam em técnicas de injeção de CO2 alternada com água de baixa salinidade na zona de óleo.

Injeção alternada de água e gás é uma técnica de EOR amplamente utilizada na indústria de óleo e gás. O sucesso no desenvolvimento de um esquema de injeção de WAG, no entanto, não é garantido, e depende de muitas variáveis, muitas das quais são específicas de acordo com as características do reservatório. Estas podem incluir, a composição do gás injetado, a composição da água injetada, a relação entre o gás injetado e água injetada, entre muitos outros. A modificação desses parâmetros de design pode resultar em um esquema de WAG que proporciona uma significativa melhora na recuperação do óleo em relação a um esquema de injeção de água tradicional.

O laboratório conta com equipamentos de medição de permeabilidade relativa trifásica (core-flood) que podem operar em pressões de até 10.000 psi e temperaturas de até 150oC, podendo reproduzir assim as mesmas condições do pré-sal brasileiro. O laboratório é coordenado pelo Prof. Paulo Couto (pcouto[a]petroleo.ufrj.br).

  • Caracterização de Reservatórios
  • Métodos de Recuperação Avançada de Petróleo
  • Petrofísica de Rotina
  • Petrofísica Especial
  • Rocha Digital e Imageamento de Rochas
  • Modelagem de Escoamentos em Meios Porosos